Karina Limeira Brandão, mais conhecida como anaenne:
Acompanho com ardor e admiração o empenho com que meus jovens e amados alunos e ex-alunos militam pelos sonhos, pelas causas justas, por um mundo melhor. Neste momento, eles, assim como milhares de outros jovens e também pessoas das mais diversas faixas etárias e sociais, nos mais diversos pontos do Brasil e do mundo, estão saindo às ruas para protestar contra o  aumento das passagens no transporte público (cada vez menos público e cada vez mais excludente, sectário, aviltante, fora de qualquer condição de humanidade e serviço público aceitável), e também por seus direitos e muitas outras causas, inclusive de se manifestar, vide que a polícia vem reprimindo de forma inconstitucional, violenta e INACEITÁVEL os protestos pacíficos e garantidos por lei, como demonstram os inúmeros vídeos que circularam pela internet nas últimas semanas, bem como depoimentos contundentes e emocionantes.

Gostaria muitíssimo de me juntar a eles, como já o fiz em diversas manifestações públicas quando era mais jovem. Mas, infelizmente, a vida me deu uma pernada e me premiou com problemas de hipertensão que me fogem ao controle. Não vem ao caso, e pensei muito antes de escrever sobre isso, pois trata-se de questão íntima, mas minha pressão, quando minha adrenalina sobe, dá picos de inacreditáveis 22 x 12, 24 x 13. Enfim, num posso mesmo, mesmo querendo muito, me segurando muito aqui, participar de qualquer ato ou manifestação pública que gere riscos de adrenalina em alta...

To explicando isso aqui porque achei importante me posicionar. Estaria na luta com todos nas ruas, SEM DÚVIDA ALGUMA, se eu pudesse. Mas num posso, infelizmente. Mas isso não me faz não apoiar nem acreditar na luta de todos nós, ao contrário. Agradeço muitas vezes, diariamente, por vocês me representarem nessa luta, peço que os deuses todos protejam a todos os corajosos e tenazes que vão para as ruas, protestam, portam cartazes, cantam, dançam, gritam, encaram a polícia, não se calam... e me sinto muito recompensada, particularmente, por conviver diariamente, em sala de aula, com pessoas lindas que não se conformaram com as regras convenientes e limitadoras do mercado e da mediocridade. Por vocês, minha mais profunda admiração e gratidão.

Mas também agradeço muito pela emergência, vias novas tecnologias, das novas ferramentas de redes e comunicação social. Porque através delas, de alguma forma, usando também as minhas armas, que é meu poder com as palavras, minha capacidade de articulá-las e me fazer ouvir, eu posso também participar da luta. Posso também me expressar, falar de minha indignação e dor, me comover e denunciar as dores que são impetradas aos outros. Através dessa outra forma de lutar, posso também participar, reconhecendo meus limites, aplaudindo os que botam a cara a tapa para lutar por mim nas ruas, mas dando aqui o meu apoio, minha contribuição, meu esforço por um mundo melhor.

É isso. Queria explicar e me colocar. Luta linda e justa, em frente. Tamo junto! Viva a voz das ruas, viva o movimento da vida, viva a juventude e seus sonhos!


Marcadores: , , , ,