Karina Limeira Brandão, mais conhecida como anaenne:
Djavan e suas músicas marcaram minha vida, assim como a de muitas outras pessoas. Em diversas fases, especialmente aquelas de venturas e desventuras amorosas, tava lá o alagoano, suas letras, melodias, aquele violão, aquele baixo, aquele arranjo, falando comigo e falando por mim. Pensei muito nisso enquanto ouvia, no carro, um cd com diversos discos dele, em MP3, que meu irmão me deu de presente. Era muita música marcante na minha história.:) Resolvi prestar uma homenagem a esse artista porreta, que quando brilhou foi esplendoroso, elegendo, com muuuita dificuldade, as minhas dez mais dentre as muitas músicas dele que amo. Os critérios são os mais diversos, inclusive lembranças profundas de amor, gostar de tocar no violão, dias felizes etc.. :) Também não me importei muito se é mesmo dele ou se ele interpreta, o que me importa é que foi via Djavan que a música me marcou. Lá vai:

1) "História de cantador" - segue sendo minha preferida. É ele cantar e eu me emocionar de ir às lágrimas. Primor.



2) "Lambada de serpente"- um clássico no repertório violeiro ênnico. Adoro!



3) "Você bem sabe" - uma das mais queridas, adoro cantar, lembranças múltiplas.



4) "Água" - me lembra dias felizes de uma amiga em seus tempos de artista e revolucionária. Também me emociono quando escuto, sempre.



5) "Boa noite" - adoro esse ritmo funkeado, adoro o baixo, adoro a letra. Sempre fico empolgada quando toca.



6) "Esfinge" - amo tanto o baixo nessa música que me prometi que vai ser a primeira que irei tocar totalmente quando puder estudar baixo, sonho antigo.



7) "Se" - posso ouvir mil vezes, não me canso. Me lembra tempos de picardia, hehe. E também é clássico na viola.



8) "Alegre menina" - a meu ver, dispensa explicações. Que lindeza de música, viva Dorival Caymmi!



9) "Linha do equador" - o que dizer da música que tem o que você gostaria de epígrafe da sua vida? "Se eu tivesse mais alma pra dar, eu daria/ isso pra mim é viver". Maravilhoso!



10) "Dou-não-dou" - outra das picardias. Adoro! Tb amo tocar no violão.



Espero que vcs curtam. Ou não, gosto é gosto. E foi difícil deixar de fora tantas outras, como "O vento", "Me leve", "Mal de mim", "Nuvem negra", "Eu te devoro", "Oceano", "Avião", "Florir", "Maçã", "A rota do indivíduo (Ferrugem)", "Bouquet", "Correnteza", "Doidice", "Esquinas", "Faltando um pedaço", "Meu bem querer", "Azul", "Morena de endoidecer", "Navio", "Outono", " Real", " Retrato da vida", " Seduzir", bem como as versões dele e Chico cantando "A rosa" e "Tanta saudade". Poxa, difícil fazer essa escolha, amo todas essas. As outras num gosto muito, não.

Viva Djavan, muito obrigada por ter marcado tão fortemente minha história!